quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

REMADA COM SABOR DE AVENTURA: TRAVESSIA DO RIO TRAMANDAÍ RUMO A LAGOA DO CUSTÓDIO


Depois do café da manhã levamos as embarcações para beira do Rio Tramandaí, onde iniciamos as operações de preparação dos equipamentos.  Partimos eu e meu primo Jorge no caiaque duplo, os parceiros Marcelo e JR Bava em seus stand ups e Felipe no caiaque Hunter levando água e guloseimas. Saímos do Imbé utilizando o balizamento do canal, pois o Rio estava tranquilo e também bem baixo como eu nunca havia visto antes.

Não levei meu equipamento fotográfico profissional, apenas uma máquina Nikon a prova d’água sem grandes recursos. Havia muitas aves no trajeto, porém o equipamento não era compatível com a minha necessidade, mas busquei explorar outros detalhes sócios ambientais relevantes.  O destino final de nossa expedição é a Lagoa do Custódio.  



O objetivo do grupo esta focado na busca de novas paisagens, no espírito de aventura e no prazer de estar em movimento e em contato com a natureza. A bacia do Rio Tramandaí é um local de grande beleza natural e apresenta um alto potencial turístico e urbanístico, porém o uso racional de seus recursos naturais merece atenção especial.



No meio da travessia do Rio Tramandaí fizemos uma parada para hidratação, mas logo após seguimos nossa busca pelo distante Arroio Camarão que liga o Rio a Lagoa do Custódio. 






Na entrada do arroio foi a hora dar alguns mergulhos para refrescar os músculos além de boas gargalhadas. 




Seguimos pelo arroio, cruzamos a RS-030 observando novas paisagens.





 

O “Grand-Finale” da expedição foi a chegada a Lagoa com direto a sanduiches naturais e cerveja bem gelada fornecidas pela nossa equipe de apoio.








Uma breve pescaria ainda fez parte do programa e todos os peixes foram soltos para não comprometer ainda mais o ecossistema já tão debilitado devido à sobre pesca na região.




Remar nos faz esquecer os problemas da vida, especialmente quando em contato com a água, a biodiversidade e os amigos. Uma grande família curtindo junto a natureza.


4 comentários:

  1. parabens galera, bela remada, temos imagens de uma remada um pouco mais longa na regiao, partimos da lagoa de cidreira atravessando as 5 lagoas até tramandai, locais show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Brum, pretendo fazer uma matéria sobre as belezas das lagoas e das dunas deste percurso. Se possível me relaciona os principais pontos com as respectivas fotos fotos e as situações ocorridas além das impressões dos remadores, que eu publico um conteúdo. Abs

      Excluir
  2. temos que combinar algumas remadas em conjunto , nosso pessoal do pescaiaquers tem um belo curriculo em praticamente todas as regioes e rios do estado, estamos a disposiçao,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz algum tempo que acompanho as aventuras dos pescaiaquers e creio que já da para contar uma historia bem legal do grupo. Vou tentar me organizar para remar com o grupo. Abs

      Excluir